HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PPGPSA
SÍNTESE DO PPGPSA
O PPGPSA é vinculado ao Instituto Federal Catarinense (IFC) com dois campi de atuação nos municípios de Concórdia/SC e Araquari/SC, região oeste e leste do estado, respectivamente. A proposta do PPGPSA é qualificar profissionais já inseridos no mercado de trabalho e que atuam em produção, clínica e sanidade animal, para que, através da pesquisa, desenvolvam novas tecnologias, produtos e processos aplicados, a fim de incorporá-los na rotina da sua atividade profissional, com vistas à aplicação prática e transformadora na gestão e solução de problemas específicos. No final de 2024 o quadro docente do curso era composto por 14 (77,8%) permanentes e 4 (22,2%) colaboradores. Dos 14 permanentes, 11 pertencem ao quadro do IFC (78,6%) e 3 (21,4%) a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC. O curso de mestrado iniciou em 2016, na modalidade profissional, sendo que até o final de 2024 foram matriculados 207 alunos dos quais, 156 (75,4%) concluíram o curso, 40 (19,3%) estavam matriculados (ingressos 2023 e 2024) e 11 (5,3%) foram desligados ou desistiram. No quadriênio 2017-2020 a avaliação do curso evoluiu de 3 para 5. Em 2024 foi aprovado o APCN do Doutorado também na modalidade profissional. A Portaria de reconhecimento do MEC número 113 foi emitida em 17 de fevereiro de 2025 e o início do funcionamento do curso já foi aprovado na CAPES a partir de 31/03/2025 (https://ppgpsa.ifc.edu.br/portarias-de-reconhecimento/). O Edital para a seleção da primeira turma do Doutorado Profissional do PPGPSA já está publicado (https://ppgpsa.ifc.edu.br/aluno-regular-2025/), cuja seleção ocorrerá no primeiro semestre de 2025 e início em agosto/2025.
ESPECIALIZAÇÃO EM AQUICULTURA – Lato sensu
No Edital CAPES n° 6/2012, o IFC foi contemplado com uma cota para “Programa Professor Visitante Nacional Sênior”, que esteve em vigência de 08/2012 a 07/2016, sendo o Prof Dr Antônio Pereira de Souza (http://lattes.cnpq.br/4766400253222667) vinculado a bolsa. Dentre os objetivos propostos na ocasião foram elencados:
a) Realizar diagnóstico institucional das linhas de pesquisa voltado para as vocações regionais;
b) Propor a implantação de um curso de Pós-Graduação institucional em nível de Mestrado.
A partir do diagnóstico realizado dos grupos de pesquisa foi proposto incialmente um curso Lato sensu, Especialização em Aquicultura, no Campus Araquari. O curso iniciou em 2013 e teve duas turmas. O objetivo seguinte foi estruturar um APCN de mestrado.
APCN 2014 – MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA ANIMAL (NÃO RECOMENDADA)
Em 2014 foi submetido APCN do Mestrado Profissional em Ciência Animal (485/2014), cujo parecer final pela CTC-ES não foi favorável à aprovação.
APCN 2015 – MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO E SANIDADE ANIMAL (RECOMENDADA)
Baseado nos dados e argumentos que fundamentaram a nota do APCN submetido em 2014, a proposta do curso foi reestruturada e reapresentada em 2015 como Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal (PPGPSA) na área de concentração em Medicina Veterinária. A reestruturação foi conduzida com a participação da direção do IFC, direção da EMBRAPA Suínos e Aves (Concórdia/SC), pesquisadores, líderes de grupos de pesquisa, representantes do Estado, entidades representativas de classes profissionais, e vinculadas à defesa sanitária animal, à vigilância sanitária, à pesquisa e extensão rural, bem como profissionais, empresas e entidades ligadas ao agronegócio e da área de animais de companhia. Dentre as instituições que manifestaram formalmente apoio, destaca-se a EMBRAPA Suínos e Aves, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Santa Catarina (CRMV-SC), a Associação Nacional de Clínicos Veterinário de Pequenos Animais (ANCLIVEPA-SC) e o conglomerado brasileiro do ramo alimentício formado da associação entre as empresas Sadia e a Perdigão (BRF).
Os debates objetivaram definir os principais problemas enfrentados nos arranjos produtivos, bem como as oportunidades a serem exploradas. Por conseguinte, após analisar as demandas e o ambiente interno e externo (Análise SWOT), bem como as contribuições dos profissionais autônomos, empresas, entidades de classe, empresas de extensão rural, órgãos de vigilância e defesa sanitária animal acerca da busca de qualificação pessoal e de seus quadros técnicos, corroborou-se que o modelo a ser seguido seria a pós-graduação Stricto sensu na modalidade “Profissional”. Cabe destacar ainda, que essa decisão estava também atrelada às características peculiares relacionadas à criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei 11.892/2008), e que estava norteada no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFC (PDI 2014-2018).
O PPGPSA foi o primeiro curso Stricto sensu do IFC bem como o primeiro Mestrado Profissional do sul do país na Área da Medicina Veterinária com foco em Produção e Sanidade Animal. Em relação à definição das linhas de pesquisa foi determinante a vocação das duas regiões do estado de Santa Catarina onde se localizam os Campi do IFC Araquari (https://www.youtube.com/watch?v=dpPv_CwLjos&feature=youtu.be) e Concórdia (https://www.youtube.com/watch?v=ZKy0hrQu1CI&t=0s&list=PLCkLui4Su4blGLllrwgtsQ38PBNnkITat&index=7). A região Litorânea, abrangência do Campus Araquari, tradicional na área de aquicultura, enquanto o Campus Concórdia, região Oeste, com a tradição na produção de suínos, aves e leite. As duas regiões possuem produção de ruminantes, além de serem centros urbanos com mercado em expansão do mercado para animais de companhia.
A criação e formatação do Mestrado Profissional foram definidas especialmente a partir da demanda para qualificar os profissionais de empresas público e privadas e autônomos atuantes nas cadeias produtivas da agropecuária, com a visão de que as pesquisas nessas áreas terão retorno do investimento, aplicabilidade nos sistemas de produção, desenvolvimento da CT&I e formação de capital humano. Deste modo, o processo seletivo do Mestrado Profissional foca no perfil do aluno ingressante, vinculado a uma atividade profissional. Alguns editais internos do IFC e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) têm proporcionado bolsas de pós-graduação Stricto Sensu (https://ppgpsa.ifc.edu.br/bolsas/). A modalidade de pós-graduação profissional tem proporcionado uma interação muito dinâmica entre os diversos agentes (alunos de pós-graduação, graduação, pesquisadores e produtores rurais) com projetos aplicados aos desafios e oportunidades do setor.
O vínculo dos alunos pode ser observado nos seguintes links:
Turma 1. Ingresso 2016: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2016/
Turma 2. Ingresso 2017: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2017/
Turma 3. Ingresso 2018: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2018/
Turma 4. Ingresso 2019: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2019/
Turma 5. Ingresso 2020: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2020/
Turma 6. Ingresso 2021: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2021/
Turma 7. Ingresso 2022: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2022/
Turma 8. Ingresso 2023: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2023/
Turma 9. Ingresso 2024: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2024/
Semestralmente, desde 2016 são abertos editais para seleção de alunos especiais, ou seja, a possibilidade de cursarem disciplinas, antes de entrar como aluno regular. Essa estratégia tem sido importante, pois possibilita que os interessados em fazerem sua pós-graduação no PPGPSA conheçam o curso bem como os possíveis orientadores e suas linhas de trabalho.
Desde o início do curso em 2016 a quantidade de entidades e empresas interessadas na qualificação dos seus profissionais aumentou consideravelmente. O Mestrado Profissional é gratuito, não sendo exigida dedicação exclusiva do aluno, que poderá manter o seu vínculo empregatício, se o tiver. As características peculiares do Mestrado profissional permitiram a aproximação das instituições de pesquisa e ensino com o setor produtivo, com projetos orientados para o desenvolvimento de CT&I, a fim de contribuir para aplicação imediata dos conhecimentos na atividade profissional do pós-graduando e gerando valor.
Na avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020 o PPGPSA passou pela sua primeira avaliação com a progressão do Conceito 3 para 5, sendo o único curso da área de Medicina Veterinária com a elevação de dois níveis.
DEMANDA PELO CURSO DE DOUTORADO
A evolução do conceito do mestrado juntamente com os objetivos estratégicos e metas do Planejamento Estratégico do Curso (PE-PPGPSA 2019-2023; https://ppgpsa.ifc.edu.br/planejamento-estrategico/) nos incentivou a propormos o APCN do Doutorado Profissional. Além disso o PDI do IFC previa a evolução do sistema da pós-graduação na instituição alinhado à demanda de entidades, empresas para a qualificação de profissionais em relação aos problemas e oportunidades associados às cadeias produtivas da agropecuária.
APCN 2022 – DOUTORADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO E SANIDADE ANIMAL (NÃO RECOMENDADA)
Em 2022 enviamos o APCN do Doutorado Profissional (Proposta número 1974/2022). Na ocasião a proposta não foi recomendada pelo CTC-ES devido ao fato de não atender aos critérios estabelecidos no documento norteador de APCN da Área de Medicina Veterinária em relação ao Quesito 4 (produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa).
APCN 2024 – DOUTORADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO E SANIDADE ANIMAL (RECOMENDADA)
Com base no parecer e nas orientações que foram atualizadas nos documentos orientadores, trabalhamos a fim de apresentar novamente a proposta. A APCN de Doutorado Profissional (Proposta 203/2023) foi aprovada no CTC/CAPES em julho/2024 (https://ppgpsa.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/75/2024/07/Diretoria-de-Avaliacao-DAV-Resultado-APCN-Aprovados.pdf). A aprovação deste Doutorado representa: primeiro Doutorado do IFC, segundo na modalidade profissional na área da Medicina Veterinária no Brasil e primeiro na Região Sul. A Portaria de reconhecimento do MEC número 113 foi emitida em 17 de fevereiro de 2025 e o início do funcionamento do curso já foi aprovado na CAPES a partir de 31/03/2025 (https://ppgpsa.ifc.edu.br/portarias-de-reconhecimento/). O Edital para a seleção da primeira turma do Doutorado Profissional do PPGPSA já está publicado (https://ppgpsa.ifc.edu.br/aluno-regular-2025/), cuja seleção ocorrerá no primeiro semestre de 2025 e início em agosto/2025.