Impacto e o caráter inovador da produção técnica/tecnológica do Curso no que se refere ao avanço do conhecimento em pesquisa aplicada na solução de problemas locais e regionais na Área de Medicina Veterinária. Os produtos técnico-tecnológicos (PTT) destacados pelo PGPSA no quadriênio 2017-2020 foram:
PPT1: GENBANK – DEPÓSITO DE SEQUÊNCIA GÊNICA (Acession number: MN718737.1, MN718736.1, MN718735.1, MN718734.1, MN718733.1)
Categoria de produto técnico/Tecnológico: Processo tecnológico não patenteável
Justificativa da indicação:
O sequenciamento genético permite caracterizar cepas bacterianas e identificar suas variantes. Este método tem mostrado um poder discriminatório superior em relação a outros métodos, como por exemplo os testes sorológicos; estes últimos amplamente utilizados para caracterizar sorovares de Leptospira. Contudo, os testes sorológicos não discriminam as variantes existentes entre sorovares, uma vez que estas apresentam reatividade cruzada. Neste sentido, os dados obtidos através de sequenciamento genético podem contribuir para a identificar variantes e explicar possíveis falhas vacinais. Tais falhas não são incomuns à campo, uma vez que tem sido relatado rebanhos vacinados acometidos por leptospirose. Apesar de existirem inúmeros fatores que possam contribuir para estas falhas, tais como: condições de armazenamento da vacina, resposta individual, erros de aplicação, entre outros; um fator importante a ser pesquisado é a variação antigênica do patógeno. Portanto, mesmo que haja resposta cruzada entre variantes circulantes e antígenos vacinais, muitas vezes esta resposta não é suficiente para garantir a imunidade frente ao patógeno circulante. Dessa forma, tais resultados, obtidos neste produto técnico, podem servir de base para o desenvolvimento de imunógenos mais efetivos contra as variantes circulantes, e com isso garantir maior imunidade protetora do rebanho.
Docente envolvido: Diogenes Dezen
Egresso envolvido: Talita Carina Bogoni
PTT 2: APLICATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES COMERCIAIS DE CAMARÕES
Categoria de produto técnico/tecnológico: Desenvolvimento de aplicativo
Justificativa da indicação:
O aplicativo denominado “Camarão-Class” está sendo utilizado na indústria de pescado para classificar as espécies comerciais de camarões, principalmente quando há troca e/ou substituição de pessoas experientes por pessoas que ingressam na atividade, sem experiência, e precisam de treinamento.
Trata-se de um aplicativo para smartphone. Tem como função a identificação das principais espécies de camarões comercializados na indústria pesqueira.
O aplicativo identifica a espécie por foto, comparando a imagem com um banco de dados contendo centenas de imagens das principais espécies de camarões.
Docentes envolvidos: Robilson Antonio Weber; Carlos Eduardo Nogueira Martins
Egresso envolvido: Rudiard Nardelli
PTT 3: ANTIBACTERIANO DE TIMOL CONTRA SALMONELLA ENTERICA SOROVAR HEIDELBERG ATCC 8623
Categoria de produto técnico/tecnológico: Ativos de propriedade intelectual – Depósito de Patente
Justificativa da indicação:
Os experimentos a que se refere esse texto, fazem parte do trabalho de mestrado do discente Jhonatan Sperandio (Mestrado em Produção e Sanidade Animal). Os resultados geraram pedido de Patente de Invenção (PI) junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), Número do Processo: BR 10 2020 015995. Trata-se da utilização do timol como antibacteriano contra Salmonella enterica serovar Heidelberg (SH). O timol (2-isopropil-5-metil-fenol) é um monoterpeno, o qual representa mais de 50% dos terpenos presentes no óleo essencial (OE) de plantas, sendo comumente, o componente majoritário encontrado nos OEs de plantas da família Lamiaceae. O uso de compostos de OEs trata-se de uma alternativa para combater as enfermidades causadas por essa bactéria, atualmente o combate é feito com antibióticos, que embora sejam eficazes em sua maioria, existem dúvidas se não é viável outras formas de erradicação, em relação a compostos antibacterianos. Contaminação por Salmonella enterica sorovar Heidelberg (SH) podem provocar infecções mais evasivas nas aves, como miocardite e bacteremia. Nos últimos anos, SH está entre as cepas mais encontradas na produção animal e nos produtos da sua cadeia. À vista disso, enfatiza-se a busca por novas e eficientes alternativas que garantam o máximo crescimento dos animais sem afetar a qualidade do produto, bem como considerando o impacto nos valores financeiros. Obteve-se inibição satisfatória e significativa em comparação ao controle sem tratamento, de células planctônicas de SH nas concentrações de 0,071% e 0,094%. Acredita-se de uma forma geral, que o timol cause danos estruturais e funcionais na membrana citoplasmática e membrana externa das bactérias. A perspectiva do uso do timol contra SH é promissora, apresentando viabilidade financeira, uma vez que esse composto pode ser adquirido comercialmente e utilizado em concentrações baixas em instalações ambientais de aviários.
Docente envolvido: Alessandra Farias Millezi
Egresso envolvido: Jhonatan Sperandio
PTT 4: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 60 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 e INSTRUÇÃO NORMATIVA 79 E 14 DE DEZEMBRO DE 2018
Categoria de produto técnico/tecnológico: Elaboração de normas ou marco regulatório e estudos de regulamentação
Justificativa da indicação:
A docente do PGPSA Jalusa Deon Kich foi integrante do comitê do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) que trabalhou na elaboração das normativas “INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 60 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018” e “INSTRUÇÃO NORMATIVA 79 E 14 DE DEZEMBRO DE 2018”.
As referidas instruções normativas têm a finalidade de estabelecer o controle microbiológico em carcaça de suínos e em carcaça e carne de bovinos em abatedouros frigoríficos, registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) (A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 60 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018; https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56641896); e aprovar os procedimentos de inspeção ante e post mortem de suínos com base em risco (INSTRUÇÃO NORMATIVA 79 E 14 DE DEZEMBRO DE 2018; https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55444279/do1-2018-12-17-instrucao-normativa-n-79-de-14-de-dezembro-de-2018-55444116#:~:text=%C3%82MBITO%20DE%20ATUA%C3%87%C3%83O-,Art.,Agropecu%C3%A1ria%20(DIPOA%2FSDA).
Docente envolvido: O convite para a Dra Jalusa Deon Kich em integrar o comitê foi devido a sua trajetória trabalhando com segurança alimentar e aos vários projetos desenvolvidos por ela e seus orientados.
Egresso envolvido: Estudo da eficiência do uso de vacinação para redução da prevalência de Salmonella sp no abate de suínos (Orientada: Caroline Reichen); Estudo da eficácia do uso de ácidos orgânicos para controle de Salmonella spp. em suínos de terminação , Eficácia de alternativas ao uso de antibióticos na produção de suínos (Orientado: Yuso Henrique Tutida); Eficácia da vacina na redução da prevalência de Salmonella em suínos de crescimento e terminação no Sul do Brasil (Orientada: Taís Regina Michaelsen); Avaliação bacteriológica de pleurites crônicas no abate de suínos (orientado: Nilson Rocha Filho); Análise de impacto zootécnico e econômico do vazio sanitário, número de origens e peso de alojamento, em lotes de creche e terminação (Orientado: Guilherme Beber Marin); Diagnóstico Precoce de Salmonelose Septicêmica em Suínos (Orientada: Lunara Luisa Sulzbach Secchi).
PTT 5: SEMINÁRIO CATARINENSE DO AGRONEGÓCIO (SCA)
Categoria de produto técnico/tecnológico: Evento Organizado com ISBN.
Justificativa da indicação:
Este evento é destinado a profissionais atuantes na área do agronegócio, produção e sanidade animal, alunos de pós-graduação e graduação de medicina veterinária, agronomia, zootecnia e demais áreas afins.
O site permanente do evento é <http://eventos.ifc.edu.br/seminarioagrosc/>.
Já foram realizadas duas edições do evento, em 2018 no IFC Concórdia (http://eventos.ifc.edu.br/seminarioagrosc/2018-2/); e em 2019 no IFC Araquari (http://eventos.ifc.edu.br/seminarioagrosc/2019-2/). Estava previsto o terceiro evento em 2020 no IFC Concórdia, porém, devido a Pandemia COVID-19 e a necessidade de distanciamento e isolamento social o evento foi cancelado e a data ainda será definida.
A partir dos eventos é produzido um relatório técnico e registrado na Câmara Brasileira do Livro. O evento SCA de 2018 gerou o ISBN 978-85-5644-041-9; e o SCA de 2019 gerou o ISBN 978-85-5644-042-6.
Docentes envolvidos: Ivan Bianchi; Adolfo Jatoba Medeiros Bezerra; Carlos Eduardo Nogueira Martins; Elizabeth Schwegler; Fabiana Moreira; Vanessa Peripolli; Delano Dias Schleder; Ricardo Evandro Mendes; Teane Augusto Milagres Gomes
Egressos envolvidos: Maely Petry; Kelen Regina Ascoli Baldi