INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE E MUNDO DO TRABALHO
A maior parte dos discentes do PPGPSA desenvolveram seus projetos nas empresas e instituições em que trabalham. As características peculiares do mestrado profissional permitem a aproximação das instituições de pesquisa e ensino com o setor produtivo, com projetos orientados para o desenvolvimento de CT&I, a fim de contribuir para a aplicação imediata dos conhecimentos na atividade profissional do pós-graduando e gerando valor através de produtos técnico-tecnológicos.
No quadriênio 2021-2024, o curso teve ingresso anual de turmas regulares, com profissionais de diversos setores do agronegócio. Os Editais permanecem focados no ingresso de profissionais já inseridos no mercado de trabalho, haja vista a ausência de cotas de bolsa e recursos de custeio via CAPES para os programas profissionais. O vínculo dos alunos ingressantes inclui empresas relacionadas à produção de proteína animal (agroindústrias, cooperativas, empresas de genética, nutrição, farmacêutica e sanidade animal), instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa, além de setores relacionados à vigilância sanitária, extensão rural, laboratórios de diagnóstico, clínica de pequenos animais e profissionais autônomos. A lista completa dos ingressantes e seu vínculo profissional está disponível na página do curso, nos seguintes links:
Turma 6. Ingresso 2021: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2021/
Turma 7. Ingresso 2022: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2022/
Turma 8. Ingresso 2023: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2023/
Turma 9. Ingresso 2024: https://ppgpsa.ifc.edu.br/turma-regular-2024/
Ainda, o curso abriu, semestralmente, edital para seleção de alunos especiais, possibilitando aos profissionais cursarem disciplinas. Essa estratégia tem sido importante, pois possibilita que os interessados, ao cursarem a disciplina, conheçam os possíveis orientadores e suas linhas de trabalho. Ao total, foram matriculados 401 alunos especiais, sendo 85 em 2021, 78 em 2022, 108 em 2023 e 130 em 2024 (https://ppgpsa.ifc.edu.br/ppgpsa-em-numeros/).
PODCASTS
Uma forma de visibilidade do curso tem sido a disponibilização de podcasts. Foram entrevistas gravadas com convidados e mestrandos do curso de Pós-Graduação em Produção e Sanidade Animal, que são profissionais dos diferentes setores do Agronegócio. Nestas gravações, foram apresentados seus projetos e resultados de pesquisas, bem como temas atuais e relevantes à cadeia produtiva de alimentos. Total de gravações no quadriênio: 32 podcasts
Links de acesso: <https://ppgpsa.ifc.edu.br/podcasts/>
<https://open.spotify.com/show/3ibtkZPCRS2ZYDtTOed7sa?si=4f738308a06d41b6>
EVENTOS REALIZADOS
Em relação a eventos promovidos pelo PPGPSA para a sociedade, destacamos os eventos de Capacitação Científico-Tecnológica realizados pelos discentes do curso (https://ppgpsa.ifc.edu.br/capacitacao-cientifica-tecnologica/). Os eventos realizados incluíram minicursos/workshops em empresas, reuniões técnicas e palestras proferidas. Ao total, foram realizados 95 eventos de Capacitação Científica-Tecnológica, sendo 30 em 2024, 15 em 2023, 24 em 2022 e 26 em 2021.
Em relação a eventos para fortalecimento de programas de pós-graduação, destacam-se dois encontros pioneiros em 2024, organizados pelo PPGPSA. O I Encontro Integrado do Programa de Extensão da Pós-Graduação (PROEXT-PG; https://ppgpsa.ifc.edu.br/proext-pg-ifc/) foi organizado e teve a participação dos três programas de PG do IFC (Educação, PPGE; Tecnologia e Ambiente, PGTA; e PPGPSA). O evento foi um movimento pioneiro no IFC a fim de integrar três áreas distintas e seus respectivos corpo docente e discente. A atividade gravada permanece disponível no YouTube do IFC (https://www.youtube.com/watch?v=O5NKZRGO06w), com 614 visualizações.
Outro evento destaque foi o I Encontro dos Programas de Pós-graduação em Medicina Veterinária de Santa Catarina (PPGVetSC; https://ppgpsa.ifc.edu.br/i-encontro-ppgvetsc/). O evento foi pioneiro no estado de Santa Catarina e, ao nosso conhecimento no Brasil, na área da pós-graduação em Medicina Veterinária. Foi um evento para fortalecimento dos PPGs catarinenses, proporcionando o contato e a troca de experiências entre os quatro Programas catarinenses: Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA-UDESC), Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA-UNOESC), Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI – UFSC) e Programa de Pós-Graduação em Produção e Sanidade Animal (PPGPSA – IFC). No evento tivemos a participação da coordenação de área da Medicina Veterinária na CAPES. Os coordenadores dos cursos fizeram apresentação dos programas, experiências e ocorreu uma mesa redonda com o tema “Cenário da Pós-Graduação em Medicina Veterinária”, com participação dos Coordenadores da Região Sul do Brasil. Ainda houve apresentação de forma oral de 12 trabalhos aprovados e com melhor classificação, representando cada uma das 4 instituições de ensino, e apresentação dos coordenadores de cada pós-graduação da UDESC, UFSC, IFC e UNOESC. O evento promoveu incentivo aos pós-graduados de promover a integração interinstitucional em prol da promoção da ciência em parcerias. O relatório do evento pode ser acessado no link: https://ppgpsa.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/75/2024/12/Relatorio-1o-Encontro-de-PPG-em-Medicina-Veterinaria-de-SC.pdf.
Em 2021 foram realizados dois workshop de pesquisa (https://ppgpsa.ifc.edu.br/workshop/), “I Workshop PGPSA/SEARA: Pesquisa & Sustentabilidade” e “I Workshop PGPSA/BRF: Pesquisa Agropecuária Aplicada”. O objetivo foi apresentar os resultados de projetos de pesquisa realizados por colaboradores das Empresas SEARA Alimentos (https://www.seara.com.br/) e BRF S/A (https://www.brf-global.com/) durante o mestrado no PPGPSA nas áreas da suinocultura e avicultura. Além isso tiveram palestras âncora sobre os temas: Entendendo a Lei do Bem e como fomentar a PD&I nas empresas; Pesquisa aplicada: Transferência de tecnologia para os sistemas de produção animal; Como mitigar o risco de transmissão de enfermidades na cadeia de aves e suínos.